terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Entrevista a Dr. Rui Miguel Madeira


Entrevista realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) no dia 05/02/2008 a Rui Miguel Bento Madeira (RM), Piloto de Linha Aérea da TAP Portugal, ex-piloto da Força Aérea Portuguesa.


GT: Antes de mais gostaríamos de agradecer pelo tempo dispensado e pela disponibilidade para com este projecto, e por partilhar connosco a sua experiência...



GT: No imaginário de muitos, ser piloto de aviões é um sonho... Para si, continua a ser um sonho?
RM: Já não é um sonho mas sim a realidade, na Força Aérea as minhas missões envolviam matérias sempre diferentes em cada uma, por isso eram mais aliciantes, no entanto na TAP as missões apenas envolvem o transporte de passageiros e mais do que um sonho isso é uma realidade pois temos de estar plenamente conscientes de que levamos muitas pessoas connosco e a segurança tem de ser a principal prioridade.



GT: Que percurso académico percorreu para realizar esse sonho? Porquê?
RM: Fiz a Academia da Força Aérea, licenciatura em Ciências Aeronáuticas com estágio de ano e meio nos USA na Força Aérea Americana, onde efectuei todo o meu treino de piloto. Após esse ano e meio regressei e fui colocado em Sintra a voar C212 AVIOCAR com missões de fotografia aérea, vigilância marítima, guerra electrónica e transporte de pessoal. Após 4 anos e devido a alguma desmotivação com as chefias da altura da Força Aérea decidi sair e ingressei na TAP Portugal onde me encontro agora a desempenhar a função de Comandante de Airbus A319/320/321. Quanto ao percurso académico posso acrescentar que tenho uma pós-graduação em relações internacionais e mais uma licenciatura em Administração Pública e Autárquica, estando no momento actual a frequentar o Mestrado em Gestão sector Público-Administrativo.
Fiz este percurso pois, com 18 anos, a FAP era o meu sonho e ingressar na AFA foi a forma de o realizar.



GT: Como é o seu dia – a – dia com esta profissão?
RM: Tenho um planeamento mensal o qual sou responsável por cumprir, nomeadamente com os horários de apresentação para voos. É um horário irregular pois tanto posso estar escalado para um voo de ida e volta como para uma estadia de 2, 3 ou 4 dias, por toda a Europa. Após a minha apresentação em Lisboa verifico o processo do meu voo antes de prosseguir para o avião e iniciar todas as minhas rotinas que envolvem a condução segura do voo ao seu destino com todos os passageiros. Neste momento os meus voos apenas são para Europa e Ilhas, todos os destinos europeus da TAP. Apresentam-se-me diversos problemas por vezes, seja com passageiros seja com bagagem, seja com tripulantes, os quais devido à minha posição a bordo tento gerir da melhor forma, logo o voar acaba por ser secundário em certas alturas principalmente quando a aeronave se encontra no chão em que à imensas outras coisas para fazer.



GT: Que conselho daria a um jovem que ambicione optar pela carreira de piloto?
RM: Primeiro que tenha a certeza que é mesmo isso que quer, que é mesmo esse o seu sonho, depois que tente obter informações se o que quer é ser piloto civil ou militar, para isso o melhor é contactar actuais pilotos da FAP e de companhias civis. Depois que pondere a forma como é esta profissão e não pense apenas na sua “beleza”. Horários irregulares, andar sempre em hotéis, nunca parar em casa. Nem todas as pessoas estão dispostas a todos estes sacrifícios.



GT: Última mensagem para os visitantes do Projecto: Aeronáutica...
RM: Se gostam mesmo desta área invistam nela tudo o que têm mas sempre de forma consciente e com mente aberta para outras opções que se poderão mostrar mais aliciantes para vós, pois existem muitas outras áreas interessantes….



GT: Agradecemos novamente o seu testemunho, desejamos – lhe felicidades para o futuro, e esperamos ter conquistado mais um visitante para este projecto...

Sem comentários: